- Área: 4065 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Takuji Shimmura, Atelier Positif
-
Fabricantes: Berry Alloc, Kalzip, RESISTEX, Soprema, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Bassins à flots é um lugar de 162 ha, um porto de alta qualidade e um distrito industrial para qual a prefeitura de Bordeaux tem planos de desenvolvimento. As instruções de Nicolas Michelin são criar um vínculo entre o local e o horizonte, e construir sobre a metáfora da fábrica, armazém e marinas.
Nosso projeto é muito industrial já que é sólido, compacto e revestido de metal. Há um elemento ocasional levantado, um edifício de nove pavimentos que sobressai para cima, como um periscópio. É disto que se trata o projeto: a construção de um horizonte sereno e a criação de uma forma similar a uma aldeia com percursos no térreo.
Situado no Norte de Bordeaux, este lugar é especial principalmente por sua forte história industrial. "Urban Dock" é um importante elemento neste terreno e oferece a seus habitantes uma qualidade de vida. O edifício sintetiza as diferentes aspirações da cidade e forma um vínculo tangível entre espaço público e privado deste lote particular.
O estilo arquitetônico contemporâneo de "Urban Dock" reflete sua sobriedade harmoniosa. Situado numa zona portuária, o projeto tem um elemento monolítico que se estende ao longo do mesmo e que ecoa o espírito das docas. A nova construção oferece numerosas aberturas aos corpos de água vizinhos. A volumetria geral, a escolha de materiais e cores também contribuem para a criação de um sentimento marítimo. Os diferentes níveis (3, 5 e 9 pavimentos) jogam com escalas e privilegiam várias orientações e múltiplos pontos de vista.
O edifício está revestido de metal, que em algumas ocasiões se perfura com o fim de permitir que as varandas apareçam, criando um ritmo na fachada. O revestimento também produz uma "pele dupla" com diferentes transparências e um efeito parecido a uma casca, com um interior brilhante que proporciona um contraste com as varandas brancas situadas no interior do branco.